Busca no blog

Palavra para Célula

                 OS VALENTES   DE   DAVI
“Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou perante ao SENHOR. E disse: Longe de mim, ó SENHOR, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? De maneira que não a quis beber. São estas as coisas que fizeram os três valentes.”
II Samuel 23: 16-17
Davi foi um rei vencedor. Suas conquistas, as derrotas imputadas aos seus inimigos e vitórias estão registradas nas Sagradas Escrituras.
Foram poucas as derrotas que teve Davi. Podemos afirmar que Davi foi um dos maiores conquistadores que a terra já conheceu.
Davi deixou um legado de conquistas a seu filho Salomão e aos seus súditos: muitas riquezas obtidas dos despojos dos inimigos; paz entre as fronteiras; o respeito dos seus inimigos, os objetos para a construção do templo; exemplos e princípios de vida no temor de Deus.
Podemos perguntar. Mas qual o segredo de tantas vitórias, de tantas conquistas?
São várias as respostas: “…Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” Atos 13: 22 Era um homem de grande temor a Deus. Ele seguia as estratégias de Deus: “ Devo ir, Senhor? Devo lutar, Senhor? Quando devo ir? Por onde devo ir?” Desfrutava muita intimidade com seu Deus.
Outro ponto importante nas vitórias de Davi: como líder ele soube utilizar àqueles que Deus colocou ao seu lado: homens cuja sociedade havia renegado, marginalizado; os endividados, os perseguidos e angustiados.
Davi deu a estes homens o que eles mais precisavam: amor, e a auto estima que mereciam, foi um bom pastor e os fez verdadeiros valentes, heróis, vencedores.
Nenhum exército inimigo podia suportar o exercito de Davi. Começou com poucos, 400 homens, cresceu para 600 e assim foi aumentando na medida em que ele ia conquistando o reino.
Desse exército vitorioso de Davi existiam alguns que eram verdadeiros heróis, homens valentes, que não temiam a força dos inimigos, pois espelhavam–se no seu rei que venceu o gigante Golias e outros tantos inimigos que foram derrotados por ele.
O livro de II Samuel 23:8-39 faz um destaque de 37 valentes do exército de Davi, nome por nome. Desses 37, seis recebem um maior destaque pelos seus feitos.
O primeiro grupo de três, são: Josebe Bassebete, o principal de todos, matou oitocentos inimigos numa só batalha demonstrado com isso coragem, força, poder e determinação.
O segundo tem o nome de Eleazar, o maior feito dele foi quando os filisteus desafiaram os filhos de Israel para a batalha e todos fugiram da presença dos filisteus. Eleazar sozinho pegou sua espada lutou com os filisteus ao ponto de sua mão ficar apegada a espada. Demonstrando assim coragem e perseverança para vencer as batalhas do Senhor.
O terceiro herói se chama Samá, este quando viu os filisteus querendo saquear as plantações de alimentos, (terra cheia de lentilhas) ele se colocou no meio do terreno, e disse: “Ah, vocês não vão levar não, primeiro vocês vão passar por cima do meu cadáver”, e foi ferindo os filisteus. Deus deu grande livramento a Israel, por causa de Samá.
Existiu outro grupo de três, que quando Davi estava na caverna de Adulão, desejou beber das águas que estava junto a porta de Belém, que estavam sob o domínio dos Filisteus seus inimigos haviam tomado, a cidade que nasceu e se tornara rei.
Quando os três ouviram as palavras de Davi, e do desejo beber das águas de Belém, desceram até o arraial do inimigo, intrépidos e destemidos, trouxeram a água do poço para que o rei a tomasse. Um feito heróico que mereceu um destaque nas Escrituras e elogios do rei.
Foram homens como esses, cheios de coragem, fé e obediência que fizeram de Davi um rei vencedor.


Nenhum comentário :

Estandarte

Estandarte
Ruben